domingo, 29 de março de 2009

OXUM - Orixá do amor, a Grande Mãe.





ORAÇÃO A OXUM





Dourada é a tua luz!
Assim como o ouro que te pertence.
Derrama a tua pureza cristalina, Orixá das águas doces!
Não permitas que neblina alguma obscureça o meu desejo mais profundo.
Que é conseguir amor mais verdadeiro, seguro, eterno e duradouro.
Estás presente nas cachoeiras, que são sagradas por si só.
Portanto, faze com que se apague todo sentimento se eu sofrer.
Não verterei nenhuma lágrima por aqueles que não me correspondem no amor.
Não sofrerei por ninguém que, com mentiras, me faltar com o respeito.
Porque não permitirás que frieza, inveja ou ciúmes me traiam.
És doce, protetora, suave e vaidosa, feminina e sedutora.
Ó mãe Oxum! Dá-me o teu axé, dá-me a tua força.
Dá-me a alquimia como o néctar mais sublime, para eu saber como respeitar e venerar!
No mel está o teu segredo, que eu saberei utilizar.








Oxum é um mito feminino. É o Orixá do amor, rainha das águas doces, como as cachoeiras e os rios. Senhora da magia, beleza, sedução; mas também tem predicados como a inteligência, astúcia e muita sabedoria. Oxum é mãe. A Grande Mâe! Vence suas batalhas como um rio calmo, com paciência e perspicácia, ultrapassando seus obstáculos como as águas que se desvencilham das pedras ao percorrer um esse rio.




Desde os antigos povos africanos, Oxum era cultuada pelas mulheres que queriam ser mães. Pois este é o maior desígno desse Orixá: a maternidade.




Destaco aqui, que cada mito africano tem sua "àrea de atuação" e Oxum tem todas as qualidades acima, atuando nas necessidades e vontades de cada pessoa que se faz valer desse Orixá para suas orações e probemáticas do dia-à-dia.








Texto: Andreia Potter

Nenhum comentário:

Postar um comentário